9 de setembro de 2015

Nevermind: Kurt Cobain



Um certo tempo atrás li uma biografia de Kurt Cobain, escrita por Charles R. Cross e intitulada "Mais Pesado Que O Céu" (Heavier Than Heaven). Lembro que a leitura foi bem pesada e eu ficava sempre tensa imaginando que quando virasse a página ia ler sobre a morte dele, mesmo sabendo que não era naquele momento narrado que ela acontecia, já que cada fato na vida de Cobain teve sua contribuição importante para resultar no suicídio. Não é spoiler, porque todo mundo sabe que Kurt já morreu mesmo.

À esquerda, Courtney Love, Dave Grohl e Kurt na praia Waikiki, no dia 24 de fevereiro de 1992, momentos após Kurt e Courtney se casarem.
À direita, Frances, Kurt e Courtney, Natal de 1992.

Os raros momentos de felicidade registrados no livro se concentram na infância até antes da separação dos pais, no início do casamento com Courtney Love e após o nascimento de sua filha, Frances Bean Cobain. O resto do livro retrata o sofrimento para lidar com a família desestruturada, o desespero para o sucesso e as consequências que isso traz para a vida de Kurt.

Kurt em seu quarto na casa da rua First, 1210, leste, em Aberdeen, 1982.

Uma das passagens interessantes que retrata sua obsessão em ser famoso é quando Kurt pede demissão de um restaurante que ele trabalhava como lavador de pratos, porque havia machucado a mão e tinha medo de que algo mais grave acontecesse e ele não pudesse mais tocar guitarra.

Estufa na casa do lago Washington, abril de 1994. (Onde e quando Kurt foi encontrado morto)

Apesar de no final do livro ter uma parte com algumas notas sobre suas fontes, extremamente bem organizada, separada por capítulos, explicando bem quais foram as entrevistas que levou Cross a escrever aquele trecho do livro, eu insisti em pensar que tudo aquilo era muito exagerado e que todos aqueles problemas podiam ser diminuídos e que na realidade não era tão dramático quanto o que foi escrito. E então eu assiti "Kurt Cobain: Retrato De Uma Ausência"...

Foto: Divulgação

"Kurt Cobain: Retrato De Uma Ausência" (Kurt Cobain About A Son) é um documentário dirigido por AJ Schnack, baseado em um outro livro chamado "Come As You Are: A História Do Nirvana" (Come As You Are: The Story Of Nirvana), de Michael Azerrad. 



Assim como o livro, o documentário tem fundamento em 25 horas de entrevistas gravadas por Michael Azerrad entre 1993 e 1994. Confesso que achei um pouco cansativo, já que são 96 minutos ouvindo a voz de Kurt e com imagens aleatórias passando no fundo, mas apesar disso é interessante pra quem é fã e quer saber um pouco mais da história de Kurt Cobain, que nesse caso é contada pelo próprio Kurt Cobain.

O documentário tem um foco maior no Nirvana do que em toda vida de Kurt (que é o que acontece em "Mais Pesado Que O Céu"), mas mesmo assim consegue mostrar o quão problemática foi a vida do cantor.




O próprio Kurt intitula o álbum Nevermind (que levou a banda ao seu auge) como um divisor de águas na sua vida, a partir daí tudo mudou e aparentemente de uma forma que ele não esperava e nem queria, o que acabou o prejudicando muito.


Fica claro ao ler o livro e ao ver o documentário o quanto a mente de um jovem de 27 anos pode ser traiçoeira e o porque de com tantas coisas aparentemente boas acontecendo ao mesmo tempo, chega um momento que a pessoa não consegue mais aguentar e a única saída que ela consegue ver é o suicídio. 

Eu super recomendo pra quem é fã ler o livro e assistir ao documentário, são realmente bem completos e interessantes. 


Obrigada pela visita e volte Sempre às Quatro! 


3 comentários:

  1. Bacana demais o Post, parabéns pelo Blog. Me surpreendeu esse Post ter sido feito pela Amanda e não pela Roberta hahaha, Parabéns fino mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho! E apesar da Roberta ser mais fã, eu também tenho um carinho bem grande pelo Kurt e pelo Nirvana! :) hahahaha

      Excluir
    2. Só existe uma pessoa que fala "fino"! Hahaha
      Obrigada pelo carinho! ;)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Publi Nosso de Cada Dia