30 de outubro de 2015

Mauricio de Sousa e a Turma da Mônica!

Foto: Divulgação

Terça-feira passada (27/10/2015) foi aniversário de 80 anos de uma pessoa que marcou a minha infância e de muita gente com as histórias da Turma da Mônica: Mauricio de Sousa!

Mauricio Araújo de Sousa nasceu em Santa Isabel, interior de São Paulo, mas quando ainda era um bebê sua família se mudou para Mogi das Cruzes, onde começou a fazer suas primeiras ilustrações para jornais e rádios locais.

No ano de 1954, Mauricio começou a procurar emprego como desenhista em São Paulo, mas conseguiu apenas para repórter policial no jornal Folha da Manhã. Após trabalhar 5 anos como jornalista, sempre ilustrando suas reportagens, Mauricio finalmente teve seus quadrinhos aprovados pelo jornal. Então em 18 de julho de 1959 foi publicada a primeira história de Bidu e Franjinha, que mais tarde começou a contar com a presença de Cebolinha e posteriormente de toda Turma da Mônica.


Pai de 10 filhos, com direito a 2 com o mesmo nome do dele sim 10 filhos e 2 Mauricios!  (Maurício Spada, Mônica, Magali, Mariângela, Vanda, Valéria, Marina, Mauricio Takeda e Marcelo), o desenhista se inspirou em algum deles para criar seus personagens, sendo estes: Mônica, Magali, Marina, Maria Celibolinha (baseada em Mariângela), Nimbus (Mauro), Do Contra (Mauricio Takeda) e Prof. Spada (Mauricio Spada).

Seus personagens mais famosos até hoje são: Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão:

Mônica



"Para criá-la, em 1963, Mauricio se inspirou em sua própria filha, que na época demonstrava uma forte personalidade. A menina era gorducha, dentuça e de baixa estatura, características que também foram transferidas para sua criação de forma caricata e exagerada, assim como sua personalidade forte e briguenta. Mônica estreou nas tiras de jornal do Cebolinha e teve sua primeira revista publicada em 1970."


"O Cebolinha existiu mesmo e fazia parte de uma turma de garotos da infância de Mauricio, lá em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo. Suas características acabaram servindo de inspiração para a criação do personagem, em 1960. Sua primeira revista foi lançada em 1973. Ele já foi mais gordinho, mais crescidinho e até mais cabeludo, mas sempre com o mesmo jeito “englaçado” de falar. Nas horas vagas, também é astro de TV, cinema e teatro."


Magali



"Magali é outra personagem baseada numa das filhas do Mauricio. A Magali verdadeira era (e ainda é) realmente comilona e devorava uma melancia inteira quando criança. Mauricio criou a Magali em 1963, e a personagem ganhou sua primeira revista em 1989."

Cascão



"Cascão nasceu em 1961, baseado nas recordações de infância do próprio Mauricio, em um garoto que brincava na rua, em Mogi das Cruzes (interior de São Paulo), com o irmão do desenhista. Mauricio conta que, no início, teve receio da reação do público, pois temia que os leitores não gostasse deste personagem com “mania de sujeira”. A aceitação, entretanto, foi imediata e a popularidade cresceu tanto que, desde agosto de 1982, Cascão tem sua própria revista."


Recentemente a Mauricio de Sousa Produções lançou a "Turma da Mônica Jovem", com estilo mangá, a revista mostra a Turma já na fase adolescente e adulta. A edição número 50 desse quadrinho teve direito ao casamento mais esperado das nossas infâncias: Mônica e Cebolinha!!! *.*


Hoje em dia Mauricio tem uma equipe selecionada e treinada por ele próprio, que faz todos os desenhos. O próprio Mauricio se deu ao direito de fazer os roteiros e desenhar apenas as histórias do Horácio, esse dinossaurinho verde e super fofo, que é o alter ego do desenhista.

Para terminar esse post, queria deixar aqui esse vídeo que a Tok&Stok fez para divulgar a coleção em homenagem aos 80 anos de Mauricio de Sousa, mas que tem uma mensagem bem linda!!


Obrigada pela visita e volte Sempre às Quatro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Publi Nosso de Cada Dia