11 de novembro de 2015

O Dragão de Gelo



O Dragão de Gelo é um livro infantil do autor da aclamada série de livros "As Crônicas de Gelo e Fogo", George R.R. Martin.

O livro narra a relação de Adara, uma garotinha nascida no mais árduo inverno que podia ser lembrado, com o Dragão de Gelo, uma criatura que aparecia somente nos invernos. 

O contexto da época em que Adara nasceu era de guerra, sua mãe faleceu no parto em que a garotinha veio ao mundo e muitos a chamavam de "criança do inverno". Ela tinha a pele fria ao toque, o que a possibilitava pegar e não machucar os lagartos de gelo, que eram sensíveis ao calor.




As relações mostradas no livro, mesmo sendo pequeno, com apenas 120 páginas, são fortes para um livro infantil. A forma que o pai trata Adara por saber que a esposa faleceu para dar à luz a ela não nos deixa confortáveis, mesmo ele a amando. 

Quanto ao local, nós fãs de "As Crônicas de Gelo e Fogo" nos perguntamos se é Westeros. Ao que tudo indica, não necessariamente. O Dragão de Gelo foi publicado em 1980, enquanto A Guerra dos Tronos, primeiro livro da série, teve sua primeira publicação em 1996. Ou seja, talvez Tio Martin nem pensava em Westeros ainda, ou talvez seja um prelúdio às suas crônicas. Mas para quem acredita que existe um dragão de gelo na muralha (não é spoiler, só teoria), por que não fazer uma relação?




O livro é bem pequeno, dá pra ser lido em uma pegada só, e claro, acredito que nós marmanjões lemos mais que as crianças. Primeiro que eu não deixaria meu exemplar nas mãos deles, ainda mais que foi um lindo presente de aniversário. Segundo, a capa é linda, de um material mais resistente que  o convencional, possuindo detalhes em dourado, e eles não valorizam isso tanto quanto nós. Quanto ao conteúdo, as ilustrações do espanhol Luis Royo são simplesmente incríveis, e formam uma composição muito harmônica com o texto super bem escrito do Tio Martin! 

Você que aguarda ansiosamente Os Ventos do Inverno, leia O Dragão de Gelo e mate a saudade da escrita com apenas uma pitada da crueldade de Martin, já que é um livro infantil (não pode ser tão mau, tio!)

Caso você já tenha lido e queira deixar sua opinião, sinta-se à vontade!


Obrigada pela visita e volte Sempre às Quatro!


4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Publi Nosso de Cada Dia