13 de janeiro de 2016

A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos, de George Orwell, foi lançado em 1945 e foi recebido com uma crítica à Ditadura Stalinista e causou mais incômodo pelo fato dos personagens principais, os quais se buscavam a semelhança com Stálin serem porcos.

A história se passa na pacata Granja Solar onde Sr. Jones trata os animais com verdadeiro descaso, exigindo muito trabalho e retribuindo com pouca comida. 

Diante dessa situação, o velho Major, um porco grande e gordo, já nos dias de sua morte, mandou chamar todos os animais da Granja para lhes contar um sonho que teve: Major sonhou que todos os animais eram livres, que nenhum ser humano seria superior e todos os animais trabalhariam apenas para o seu próprio sustento, sem ser escravizado por nenhuma outra espécie.

Major também ensinou a todos os animais da Granja uma canção chamada Bichos da Inglaterra, que deveria ser o hino da revolução que estava por vir.

Motivados pela história que Major havia contado, os animais decidem expulsar Jones e sua família da Granja, que após esse fato passa a se chamar Granja dos Bichos.

Inicialmente liderados pelo porco Bola de Neve, os bichos começam realmente a viver com igualdade, todos trabalhando e produzindo em prol do bem estar da granja, seguindo regras por eles mesmos formuladas, sendo alfabetizados e se alimentando melhor.

Porém Napoleão, outro porco, tem ideias um pouco diferentes das de Bola de Neve. Uma eleição é convocada e em meio aos discursos Napoleão causa um tumulto e expulsa Bola de Neve da Granja.

A partir desse acontecimento, a vida na Granja começa a mudar, se torna mais parecida com a época de Jones, mas sempre que questionado sobre esse assunto, Napoleão colocava em ação uma de suas melhores armas: Garganta, outro porco que vivia na granja, excelente na arte da persuasão e aos poucos a memória histórica dos animais foi sendo modificada...

No livro se percebe algo que não difícil de se fazer analogia: aquele que deveria proteger o povo e lutar por seus interesses, vai se tornando um ditador sem que ninguém perceba e o pior, com a aprovação de todos.

O livro é uma ótima indicação pra quem gosta de algo que faça pensar e vai além do que está escrito. 

Obrigada pela visita e volte Sempre às Quatro!

4 comentários:

  1. Olá! Tenho muita vontade de ler esse livro ou qualquer um desse autor, principalmente aquele 1984. Todos parecem ser muito interessantes, cada um da sua maneira. Já adicionei na minha wishlist.
    Beijos

    http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ler A Revolução dos Bichos tranquila que você não vai se arrepender! Tenho muito interesse em ler 1984 também, assim que ler vou fazer uma resenha dele aqui também! ;)
      Obrigada pelo carinho! Volte Sempre às Quatro!!

      Excluir
  2. Putz! Cheguei meio atrasada, são 4:45 agora, espero que não tenha problema :P
    Amo esse livro <3
    sempre recomendo esse livro, tive que ler no ensino médio e achei fantástico, histórico, político e atemporal, tudo o que me faz passar horas refletindo antes de dormir. "Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros" incrível :P
    Agora estou lendo 1984 e Garota Exemplar e tão ó... muito bons, super recomendo também :D
    Seguindo o blog e vocês duas no insta ;)
    Bjoo :**
    Nerd de Pijama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não está atrasada não!! Será sempre bem vinda, a qualquer horário! Hahahahaha
      Esse livro é realmente muito bom! Só de pensar que ele foi lançado em 1945 e mesmo assim continua super atual eu fico impressionada!
      O 1984 já está na minha listinha de livros, que é enorme, fico até doida! Hahahahaha
      Menina! Me conta como que você faz para ler mais de um livro ao mesmo tempo! Eu não dou conta de jeito nenhum, misturo as histórias na minha cabeça e depois nem sei mais o que tá acontecendo! Hahahaha
      Adorei o seu blog! Já estou seguindo também! Você está de parabéns!
      Obrigada pelo carinho e volte Sempre às Quatro (ou às 4:45 :P)!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Publi Nosso de Cada Dia