11 de maio de 2016

Filadélfia

Philadelphia

Em uma época em que o vírus da AIDS e suas formas de contraí-lo ainda eram desconhecidas e temidas, Hollywood inovou ao trazer em um único filme, três temas que ainda hoje são tabus: HIV, homossexualismo e homofobia.

Filadélfia (Philadelphia, 1993) é um filme do gênero drama que conta a história do advogado Andrew Beckett (Tom Hanks),  que, até então, possui  uma carreira promissora em um dos mais famosos escritórios de advocacia da cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos. Seu futuro brilhante na carreira jurídica é demonstrado ao ser designado para fazer a defesa de uma grande empresa, porém, neste mesmo momento, os sócios do escritório percebem em seu rosto feridas e marcas características da doença.

Philadlephia
Advogados do Escritório
Foto: Divulgação

No último dia do prazo da defesa, já entregue no escritório por Andrew, o importante documento some, do nada, e só aparece, coincidentemente, minutos antes do fim do prazo. Dessa forma, o advogado promissor é demitido por sua "falta de organização e irresponsabilidade". 

A partir desse momento, embarcamos na luta de um homossexual aidético em busca da sua justiça. Mesmo sendo advogado, resolve procurar um especialista na área para defender seus interesses. Quer provar que foi demitido apenas por ser homossexual e possuir o vírus da AIDS, e não pelo acontecimento forjado. Depois de receber vários "nãos", encontra Joe Miller (Denzel Washington), um advogado homofóbico! :)

Andrew Beckett (Tom Hanks) e Joe Miller (Denzel Washington)
Andrew Beckett (Tom Hanks) e Joe Miller (Denzel Washington)
Foto: Divulgação

O longa, dirigido por Jonathan Demme (O Silêncio dos Inocentes), retrata muito bem todas as inseguranças das  pessoas em relação às outras que possuem a doença e que, mesmo após 23 anos, continuam atuais. Mas não só de tristeza se trata o filme. O apoio da família e de seu companheiro Miguel (Antonio Banderas) tornam o fardo um pouco menos pesado de se carregar.

Por esse papel, Tom Hanks foi premiado em 1994 com esses humildes prêmios: Oscar de Melhor Ator; Prêmio Globo de Ouro, como Melhor Ator em Filme Dramático; MTV Movie Awards, Melhor Performance Masculina e Urso de Prata (Festival de Berlim). Hanks chegou a perder 12 quilos ao longo da trama para mostrar o avançar da doença numa época em que não existiam muitos recursos, e emociona a cada simples gesto.

Andrew Beckett (Tom Hanks) e Miguel (Antonio Banderas)
Andrew Beckett (Tom Hanks) e Miguel (Antonio Banderas)
Foto: Divulgação

Além da atuação premiada de Hanks, o longa também ganhou o Oscar de Melhor Canção Original por "Streets of Philadelphia". Filadélfia é daqueles filmes que você já imagina o que está por vir, mas para pessoas choronas como  eu, uma lágrima aqui-prali nunca é demais, não é mesmo? E é bem interessante ver a redenção do advogado homofóbico em relação ao seu cliente homossexual. 

Apesar das fotos de divulgação serem em preto e branco, fique tranquilo! O filme é em cores! Tatu do bem! Hahaha Como não encontrei nenhum trailer legendado, vou deixar um em inglês pra você ir treinando e sentir um pouco do que esperar do filme! :))


Já assistiu? Deixe nos comentários como foi sua experiência! E se não assistiu e tem interesse, deixe as desculpas de lado e assista já: tem na Netflix! ;)

Obrigada pela visita e volte Sempre às Quatro!

4 comentários:

  1. No Netflix daqui não :'( Me interessei super pelo filme, tomara que ele esteja disponível no Prime...
    Bela indicação!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna! É uma pena não ter! =( Tomara que você consiga encontrá-lo! Fico feliz que tenha gostado da indicação! Beijos
      Obrigada pela visita! s2

      Excluir
  2. Nossa, não sabia desse filme e fiquei super interessada. Estou feliz que tenha na Netflix (e obrigada por já ter deixado essa informação no post) e planejo assistir nesse fim de semana.
    Beijos!

    Yellow Ever Shine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lari! É um filme muito bom espero que você goste também! E já que foi útil pra você, vou passar a deixar essa informação nos próximos posts! Obrigada! *.*
      Volte Sempre às Quatro!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Publi Nosso de Cada Dia