24 de junho de 2016

A Onda

A Onda

A Onda (Die Welle) é um filme alemão de 2008, dirigido por Denis Gansel baseado em um livro homônimo de Todd Strasser e em um experimento social que ocorreu em Palo Alto, Califórnia, chamado "A Terceira Onda", liderado pelo professor Ron Jones.

No filme, o experimento acontece em uma escola da Alemanha, onde os alunos acreditam que um sistema ditatorial como o Nazismo não teria forças para se instalar novamente.

Então, durante um projeto que consiste em um curso com duração de uma semana, o professor Rainer Wenger (Jurgen Vogel) começa a dar aulas a respeito da autocracia. Ao perceber que os alunos não estavam se interessando pelo assunto, Wenger decide mudar sua abordagem e aplicar o sistema autocrático dentro de sala de aula.

A Onda

O primeiro passo é fazer com que todos os alunos o chamem de Sr. Wenger, se levantem sempre que forem falar algo e de preferência, usem frases simples e rápidas. Depois disso eles criam um nome e o grupo passa a se chamar "A Onda". Logo em seguida surge a ideia de um uniforme e todos os alunos passam a usar uma camisa branca. Por fim, criam seu próprio símbolo e cumprimento.

No começo, tudo vai bem. Alunos que antes não se davam bem começam a se ajudar e "A Onda" começa a se propagar pela escola, conquistando cada vez mais seguidores. Porém, aos poucos, tudo começa a sair do controle do professor Wenger e os próprios alunos começam a impor de forma violenta o sistema praticado pela Onda contra os alunos que eram contra ou não desejavam participar do movimento.



Achei o filme muito interessante e forte, mas fazer uma resenha sobre ele foi algo complicado. Tentei falar superficialmente, porque os detalhes de como tudo acontece e se desenvolve, merecem ser vistos sem nenhum tipo de spoiler.

Quem já assistiu, o que achou? E pra quem ainda não assistiu, tem disponível na Netflix!

Obrigada pela visita e volte Sempre às Quatro!

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Depois conta o que achou!
      Obrigada pela visita e volte Sempre às Quatro!

      Excluir
  2. Olá!
    Eu assisti esse filme quando estava no ensino médio e lembro de ter ficado babando na história. Eu amei demais!

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é realmente muito marcante. Ele tem uma história que nos deixa pensativo por dias, não é mesmo?
      Obrigada pelo carinho e volte Sempre às Quatro!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Publi Nosso de Cada Dia