20 de junho de 2016

Músicas Plagiadas


Durante esse semestre na faculdade, participei de um seminário sobre "Direitos Autorais e Plágio" e meu grupo ficou responsável por apresentar um trabalho sobre "Plágio na Música". Achei o tema muito interessante e fiquei espantada ao descobrir certas músicas que são fruto de plágio e vou compartilhá-las com vocês.

Ed Sheeran x Matt Cardle

Ed Sheeran vem conquistando o mundo com seu carisma e seus cabelos ruivos, mas quem diria que "Photograph", que tem um clipe lindo com imagens do próprio cantor, é fruto de plágio, não é mesmo?

Infelizmente, o ruivinho copiou 39 acordes, o que corresponde a 70% da canção, de uma música chamada "Amazing", de Matt Cardle, vencedor da edição de 2010, do The X Factor britânico. O caso é bem recente e ainda não tem um desfecho, mas Ed está enfrentando um processo, cuja a indenização pedida por Matt é de 20 milhões de dólares.

Ed Sheran - Photograph


Matt Cardle - Amazing



Justin Bieber x Casey Dinel

"Sorry", o novo single de Justin Bieber, também está sendo acusado de plágio por Casey Dinel (nome verdadeiro de White Hinterland). A cantora indie acusa o Bieber de plagiar "Ring The Bell" por meio do "riff vocal proeminente" que aparece no início e no refrão de ambas as músicas.

Casey afirma ainda que advertiu Justin e Skrillex, produtor da música, a respeito do plágio antes mesmo da música ter sido lançada, mas eles a ignoraram.

Recentemente, Skrillex postou um vídeo em seu Facebook "provando" que não houve plágio, porém o processo ainda está tramitando.

Justin Bieber - Sorry


Casey Dinel - Ring The Bell



Michael Jackson x Manu Dibango

Nem o "Rei do Pop" passou ileso pelas acusações de plágio. O saxofonista camaronês Manu Dibango acusou Michael de utilizar um trecho de "Soul Makossa" na música "Wanna Be Startin' Somethin", que faz parte do álbum "Thriller".

Na época, os dois se resolveram com um acordo extrajudicial, porém Dibango se sentiu prejudicado quando Michael autorizou Rihanna a usar o tal trecho em "Please Don't Stop The Music" e ajuizou uma ação contra a cantora, pedindo que todos os ganhos com a música na França fossem bloqueados até que ele conseguisse receber uma indenização de meio milhão de dólares.

Michael Jackson - Wanna Be Startin' Somenthin


Manu Dibango - Soul Makossa


Você conhecia algum desses casos? Se conhecer casos diferentes, deixe aqui nos comentários, quem sabe a gente não faz uma parte dois...

Obrigada pela visita e volte Sempre às Quatro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Publi Nosso de Cada Dia