19 de agosto de 2016

Meu Nome É Amanda


Antes de começar essa resenha, preciso dizer que eu tinha um preconceito enorme com livros de YouTubers. Sempre pensei que seriam livros sem conteúdo e que não teriam nada para acrescentar na minha vida. Até que quatro pessoas me fizeram mudar de opinião. A primeira foi a Lorena (Careca TV), a segunda foi a Amanda (Mandy Candy) e as outras duas foram Rolandinho e Bock (Pipocando).

As duas primeiras por terem uma história realmente interessante para contar e os dois últimos por escreverem sobre o meu universo favorito: filmes. Em breve teremos resenhas de todos esse livros aqui no blog, mas vamos começar pelo da Amanda.

Para quem ainda não conhece essa pessoa maravilhosa, Amanda Guimarães é uma mulher transexual brasileira que ganhou voz e representatividade com seu canal no YouTube, o Mandy Candy.

Desde então ela vem conquistando cada vez mais conquistando mais inscritos, espalhando muito amor, ensinando mais sobre a transexualidade e dando beijinho no ombro para o preconceito.



Seu livro "Meu Nome É Amanda" foi lançado recentemente e conta diversas experiências que ela já passou. Ela conta desde sua infância em Morungava, no interior do Rio Grande do Sul, até a sua transição. 

O assunto é polêmico e complicado. Infelizmente a grande maioria da sociedade ainda é preconceituosa e não consegue entender os motivos que levam uma pessoa a ser trans e passar por todo o processo de redesignação sexual.

A Mandy sabe muito bem disso. Ela conta casos de preconceito sofrido por ela no ambiente de trabalho e até mesmo por alguns parentes. Situações que são capazes de deixar qualquer pessoa indignada só de ler, não consigo nem imaginar como seria sentir isso na pele.


Mandy e eu!

Por outro lado, é super interessante ler e perceber que como o apoio da mãe e dos irmãos foram super importantes em todo o processo. Eles entenderam, aceitaram e defenderam a Mandy como ela realmente é e em momento algum ofereceram empecilhos para a felicidade dela. Infelizmente, esse apoio da família é um privilégio de poucos e também um pilar importantíssimo na vida de quem passa pela mudança que a Amanda passou. 

Apesar do tema denso, o livro tem um linguagem super leve e às vezes até mesmo coloquial e fica claro que a Mandy colocou sua personalidade nele. Inclusive é impossível não escutar a voz dela enquanto lê.

No entanto, o que mais me chamou a atenção é que depois de tudo que ela passou, todo o preconceito, todo o sofrimento, todo a burocracia que o Brasil impõe a uma pessoa trans, a Amanda é uma pessoa extremamente alegre, divertida e carinhosa. Ela não se deixou abater, seguiu sua vida, lutou para realizar seu sonho e hoje é motivo de inspiração para milhares de pessoas.


*.*

Se você gosta da Mandy ou se interessa pelo assunto, o livro dela é uma ótima dica de leitura e super acessível! Custa só R$19,50 e está disponível na Livraria Cultura e na Saraiva.

E ai, conhece a Mandy? Ficou empogadíssima com livro dela assim como eu fiquei? Ela ta fazendo turnê de lançamento, e para saber mais é só assistir esse vídeo aqui e ver a descrição também!


Obrigada pela visita e volte Sempre às Quatro!

2 comentários:

  1. Oi Amanda! Eu não conhecia o canal da Mandy, fiquei encantada com tudo que você escreveu sobre ela. É muito bom ver uma pessoa assim tendo representatividade. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara! ❤ O canal dela é super engraçado e representa muito a bem a volta por cima que ela deu. E eu também amo o fato de pessoas como ela estarem ganhando representatividade. Precisamos de mais gente assim e de colocar fim em qualquer tipo de preconceito!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Publi Nosso de Cada Dia